Sunday 19 May 2013

Portrait of a Marriage de Nigel Nicolson

Quando a escritora Vita Sackville-West morre em 1962, o seu filho Nigel tem como tarefa arrumar os
seus documentos e escritos. Ele aí encontra  cartas e um  diário que descreveria os seus amores e  tormentos .

Estes documentos, guardados em vida , mas claramente escritos para um outro leitor, revelam uma vida repleta de desejos proibidos. Revelam também o seu grande amor pelo marido Harold , que aceitou e acolheu os seus complexos anseios.

Vita sentia desejo por outras mulheres e  viveu casos intempestivos com algumas. Violet, seu caso mais duradouro trouxe grande paixões , mas também grande sofrimento. Se apaixonou por Virginia Woolf, que escreveu orlando em sua homenagem.

Nigel explica porque resolve tornar pública a história da sua mãe. Escreve para o futuro, quando espera que a sociedade aceite melhor os homossexuais e compreendam que não é  uma escolha e sim uma realidade da qual é impossível escapar. Harold compreendeu isso e construiu com Vita um casamento de 50 ans. Um casamento pleno de respeito, verdade e muito amor.

A  biografia de Vita, que alterna entre os diários de Vita e os capítulos escritos por Nigel, é fascinante quando pensamos que isto tudo se passou no início do século 20. O livro nos traz um depoimento comovente de espíritos ao mesmo tempo livres e presos aos costumes vigentes.

Nota:8

No comments:

Post a Comment