Thursday 31 October 2013

A Culpa é das Estrelas de John Green

Comecei a ler o livro com muita desconfiança. Primeiro lugar na lista de mais vendidos (nem sempre um bom sinal). Um livro para jovens adultos (outra forma de se referir a adolescentes?) . Um livro sobre personagens sofrendo de câncer (deprê?). Realmente jamais leria este livro se não estivesse relacionado com o tema mensal do Desafio Literário e se não tivesse sido tão bem recomendado por uma colega de trabalho.

Preciso confessar que o livro me cativou. Não é que John Green escreve bem! Me apaixonei pelos protagonistas, Hazel e Augustus, altamente inteligentes e dotados de um senso de humor maravilhoso. A doença é apresentada de uma forma realista e sensível, mas em momento nenhum a história fica piegas ou sentimentaloide. Apesar de sabermos que o final certamente será infeliz, torci por Hazel e Augustus e comemorei as suas grandes vitórias.

O título do livro vem de uma fala de Cassius na peça Julio César de Shakespeare em que ele diz a Brutus que a culpa não está nas estrelas e sim em nós mesmos. Mas e no caso de dois adolescentes sofrendo de câncer terminal, onde reside a culpa? Nas estrelas?

O livro discute de uma forma leve e aparentemente despreocupada temas difíceis como :  qual o sentido da vida e da morte, qual  o verdadeiro amor,qual  o consolo para o sofrimento, o que é real, o que é a memória, o que é o tempo, qual o nosso papel no mundo.

John Green, você me surpreendeu. E me cativou definitivamente quando fez Hazel recitar , de cor, um dos meus poemas preferidos :The Love Song of J, Alfred Prufrock de T.S. Eliot. John Green sabe das coisas.

Nota:8


No comments:

Post a Comment