Saturday 9 February 2013

O Santo e a Porca de Ariano Suassuna

O Santo e a Porca é uma peça cômica  sobre o duelo entre o sagrado e o profano na vida dos seres humanos. Euricão, o avarento, está sempre diante desta escolha : a porca (o profano) e Santo Antônio (o sagrado). Pela sua natureza avarenta ele esconde a sua fortuna dentro da porca, tenta casar sua filha com um homem rico e explora seus empregados sem pagar um salário. As suas escolhas não ficam sem punição e Euricão perde tudo. Sofre a traição do destino, e precisa aprender a lição para poder se redimir.

À primeira vista, a peça pode parecer farsesca e simples. Mas um olhar mais atento nos mostra indagações profundas e uma rica caracterização da cultura popular do nordeste. O ritmo é ágil e os personagens bem definidos. Temos : o avarento, a noiva apaixonada, o noivo apaixonado, a noiva recatada, a empregada ardilosa, o velho solitário , o representante do povo. Caroba, a empregada ardilosa, tece a trama  e a cada instante temos um fato novo seja com os noivados , seja com o desaparecimento e surgimento da porca.

No final da peça Euricão se pergunta:

Bem e agora começa a pergunta. Que sentido tem toda essa conjuração que se abate sobre nós? Será que tudo isso tem sentido? Será que tudo tem sentido? Que quer dizer isso, Santo Antônio? Será que você tem a resposta? Que diabo quer dizer isso, Santo Antônio?

Euricão perde a sua fortuna material mas ganha a oportunidade de se espiritualizar. Os outros personagens ganham , de Santo Antônio, um casamento.

Nota 10

No comments:

Post a Comment