Tuesday 5 February 2013

The Importance of Being Earnest de Oscar Wilde

O tema deste mês no Desafio Literário 2013 era 'livros que nos façam rir'. Achei o tema difícil. Não me lembrava de ter lido muitos livros no passado que me tivessem feito rir. Seria eu uma pessoa sisuda, mal humorada, de pouco riso?

Pensei , pensei no assunto, e como não queria aceitar que fosse desprovida de humor, me coloquei diante da tarefa de achar livros engraçados.

A minha primeira escolha não poderia ter sido mais acertada. A peça The Importance of Being Earnest de Oscar Wilde é genial. Através de seus personagens, Wilde faz a sua crítica à Aristocracia, Critica a sua hipocrisia, seus preconceitos, seus valores morais, sua visão do casamento, sua futilidade. Os diálogos são nonsense, seus personagens carecendo de qualquer lógica ou senso comum.

Como leitora, me deliciei com o enredo intrincado, onde todos enganam todos, e Wilde não redime ninguém.
O humor é bastante inglês e usa muito jogo de palavras portanto não sei como será a tradução (A Importãncia de ser Prudente) e se parte do humor se perde. No entanto, recomendo o livro como uma grande obra de humor inteligente.

Nota 10


3 comments:

  1. Eu adoro esse livro; tenho um volume aqui em casa, da Peguin. Lady Windermere´s Fan também é ótimo e é da mesma coleção. Aliás, gosto de TUDO que o Oscar Wilde escreveu; pena que sua obra não seja maior!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Várias pessoas já me falaram do Lady Windermer's Fan. Vou colocar na minha lista também. Até hoje só tinha lido O Retrato de Dorian Gray.

      Delete
  2. Ah! Dele, leia também: O Fantasma de Canterville, que é ótimo! E o conto da estátua... (esqueci o título) que é lindo, lindo, lindo.

    ReplyDelete