Sunday 17 March 2013

Cinquenta tons de cinza de EL James

A trilogia de E.L. James pode quebrar o recorde de vendas de Harry Potter. Harry Potter, apesar de não ser grande literatura era razoavelmente bem escrito e fez com que jovens do mundo todo fizessem fila , na porta das livrarias, no dia do lançamento de cada volume. Isto, perante uma geração acostumada a ficar horas a fio diante de uma tela, já é um grande feito.
Não, definitivamente não dá para comparar!
O que faz de um livro sobre BSDM chegar ao número um na lista de mais vendidos? Sinceramente não sei responder.
O livro é muito, mas muito mal escrito. Talvez a tradução para o português tenha ficado até melhor, mas em inglês parece escrito por uma adolescente. Sem desmerecer os adolescentes. E.L. James tem expressões e frases que repete infinitamente durante o livro todo. Quase que comecei a contar as vezes que escrevia 'It's hot' e que se referia à sua 'inner Goddess'. Mas o problema não é a escritora escrever mal. Li em qualquer lugar que ela acalentava um sonho, há muitos anos ,de escrever um romance . E que esperou os filhos crescerem blah, blah, blah... E aí escolheu este tema bizarro e realizou o seu sonho. Muito nobre, e nada contra. O problema é o enorme sucesso. O que é que fez tanta gente, inclusive eu, ler o livro?
Será que é um destes estranhos efeitos do boca a boca que quanto mais gente lê, mais gente irá ler. É que nem restaurante cheio. Talvez o do lado, mais vazio, seja até melhor e até mais barato, mas o cheio vai encher cada vez mais . Me parece que sim, porque a maioria das pessoas que eu conheço não gostou. Mas leu!
Bom , e quanto ao BSDM? Na verdade, a história é um romance açucarado e a relação dominante- submissa não convence muito. Pelo menos , não neste primeiro volume. O mocinho , Christian, é lindo, rico, inteligente, carinhoso. Só tem uma pequena mania ,que é amarrar e chicotear as parceiras. O tema é até interessante e poderia ter sido bem construído em outras mãos mais eficientes. Mas , aí incomodaria muito e não chegaria à lista dos mais vendidos. James trata do tema  de uma forma superficial e, sempre depois de um episódio de BSDM  o leitor é presenteado com romantismo e caretice.
Fica então a pergunta: qual o motivo do enorme sucesso? Será que no fundo o que a mulher do século 21 quer é um homem lindo, rico e inteligente que a subjugue? Não acredito que seja essa a razão. Vou ler o segundo volume para ver se descubro. E aí vou acrescentar mais um leitor ao número já exorbitante de leitores desta trilogia.

Nota: 4

1 comment:

  1. Estou tentando ler esse livro para o desafio, mas não estou conseguindo :( .Concordo com a sua resenha em tudo e faço coro a sua indagação: Por que tanto sucesso ?????

    ReplyDelete