Sunday 30 June 2013

Gone Girl - Gillian Flynn


Uma colega de trabalho estava lendo outro livro da Gillian Flynn, e dizia não conseguir parar de ler de tão viciada e hipnotizada.  Comentei sobre o desafio literário e disse que o tema deste mês era romances psicológicos. 'Você precisa ler Gone Girl' , ela me disse.'É um thriller psicológico muito bom.' No dia seguinte o livro estava na minha mesa. Olhei-o com desconfiança. 415 páginas do que parecia ser um desses bestsellers sem muito conteúdo .

Gone Girl (em português Garota Exemplar)  realmente prende a atenção. O livro começa no dia do desaparecimento de Amy e o principal suspeito é o marido Nick. O primeiro capítulo tem como narrador  Nick que começa descrevendo o que aconteceu no dia em que Amy sumiu. O segundo capítulo vem de um diário de Amy, e começa uns 7 anos atrás. Até o final, o capítulos se alternam. Um narrado pelo Nick, outro  escrito por Amy. Os capítulos são curtos , e a linguagem ágil. Impossível parar de ler. Impossível não querer saber o final. Sim, o livro não deixa de ser um thriller, mas o livro é  acima de tudo uma descrição minunciosa da psicologia de uma psicopatia. E não posso falar absolutamente mais nada pois estragar o final é um pecado capital.

O livro certamente não é literatura de alta qualidade. No entanto, é entretenimento de alta qualidade , e tem o seu valor. Geralmente não leio livros deste tipo, e confesso que , às vezes, tenho um pouco de preconceito por achar que estou perdendo tempo. No entanto, como um dos objetivos do Desafio Literário é lermos livros que normalmente não leríamos , devo dizer que este objetivo foi plenamente alcançado. Devorei Gone Girl com muito orgulho. Há muito tempo não lia um livro com tamanha rapidez.

Nota: 8

1 comment:

  1. Tenho muita vontade de ler esse livro, embora também o tenha julgado por ter cara de best-seller sem conteúdo :P

    ReplyDelete