Saturday 8 June 2013

Levels of Life - Julian Barnes

O tópico este mês no Desafio Literário é 'Romance Psicológico'. Um tema bem abrangente e um dos gêneros que me agradam mais. Difícil a escolha, portanto resolvi ler dois livros que ganhei de presente.

O primeiro é Levels of Life, o último livro de Julian Barnes. Não é fácil descrever o livro que é um misto de ficção, ensaio e memórias. A linha narrativa só faz sentido no final e de aí  forma contundente, libertadora.

Julian Barnes fala dos três níveis da vida: as alturas, a terra , e o subterrâneo. Para descrever as alturas ele conta a história dos primeiro balonistas , suas aventuras, e o desenvolvimento da fotografia aérea. O segundo nível é retratado através de uma história de amor entre dois desses balonistas, um deles a famosa Sarah Bernhard. É uma história de amor que na verdade não se concretiza. O nível subterrâneo é o seu relato sobre a sua  dor em lidar com a  morte da mulher. No final tudo se junta de uma forma magistral e Barnes volta a frases e episódios dos dois capítulos anteriores.

Barnes descreve a sua dor sem cerimônia, sem subterfúgios, sem vaidade. Todos nós conhecemos alguém que perdeu um ente muito querido, mas muitas vezes nos protegemos do sofrimento alheio, por medo ou ignorância. Barnes nos obriga a olhar a morte e a perda de perto e por ela não estar  nem mascarada nem dramatizada, conseguimos encará-la e compreender quando Julian diz ' a dor é proporcional a quanto valeu a pena'. Se valeu a pena há dor, e então a dor vale a pena.

É uma leitura de difícil compreensão pois só faz sentido no final e definitivamente não é uma leitura leve. Mas a escrita de Barnes é admirável e o seu depoimento de uma sinceridade admirável.

Nota: 10

1 comment:

  1. Que interessante, juntar três assuntos aparentemente não correlatos e fazer eles "combinarem" ao final. Fiquei curiosa.

    ReplyDelete